Translate

31 de outubro de 2013

Ranking nacional de escolas 2013 do CM

Ranking nacional de escolas publicado pelo jornal Correio da Manhã.

Instituto de Odivelas:


posição 21 (em 610): média 133,66 pontos.

O IO também está listado no ranking TOP 20 das escolas com melhor nota na dísciplina de Fisica e Química A (128,55 pontos).



Orçamento de Estado 2014 - Ministério da Defesa


29 de outubro de 2013

Com o IO no coração

Um novo ano letivo começou, muitas mudanças com ele vieram. A túnica de inverno e as collants já vestimos, os sapatos são os mesmos que me acompanharam o ano passado, a cor de ciclo continua a ser verde, e da meta final nos aproximamos. A cada dia que passa vou aprendendo. Aprendendo a lidar com problemas que ninguém pode resolver por nós, aprendendo a assumir as consequências dos nossos erros, aprendendo que "ser amiga é ser irmã". 
Às alunas do 12º tenho uma mensagem a transmitir: obrigada por todos os ensinamentos, pelos sorrisos, pelo mimo que algumas de vós me dão, pelos conselhos, advertências, momentos que só uma Menina de Odivelas valoriza! Vocês têm uma missão ainda mais difícil este ano, elevar cada vez mais alto o bom nome do colégio e mostrar que todas juntas somos melhores. Todas vós são diferentes e especiais à sua maneira, e cada uma de vós terá sempre um lugar especial no meu coração. 

Ser Menina de Odivelas é um privilégio, algo que todas nós devemos honrar, não só pelos ensinamentos e regras, como também pelos bons momentos e união que se faz sentir dentro desta grande casa. 
O destino do IO é incerto, e cada vez que vejo que já estou no 11º, e já só falta um ano para os estudos do secundário concluir, sinto um aperto no peito. Tento transmitir lá para fora, o melhor que posso, o que o IO me ensina. Gosto de andar fardada e sentir que estou a representar bem o colégio, gosto de andar com o meu lenço e o pin do instituto, sapatos de vela bem engraxadinhos.
A quem me conhece sabe que tenho um feitio difícil, e que por vezes parece que não gosto de cá estar por não aguentar a "pressão", por não ter a meu lado quem mais gosto lá de fora, por não ver certos amigos há já alguns anos, por não saber resolver os problemas talvez da melhor forma.
Mas a verdade é que eu gosto mesmo muito de estudar, de viver nesta casa! Gosto da rotina diária, de acordar e já saber quais as responsabilidades que me cabem na camarata, de sair do pequeno almoço e ir para as aulas. Gosto imenso das aulas de basket, de ser chefe de mesa às 4ª feiras quando não saio, de sorrir, de conversar com as monitoras, de não deixar raparigas cometerem os erros que outrora cometi, de chegar à noite na camarata e a cada noite que passa traçar um novo objetivo para o dia seguinte. 
ADORO MARCHAR! TENHO ORGULHO EM SER UMA MENINA DE ODIVELAS! 
Obrigada IO por tudo, por teres aparecido na minha vida e me mostrares o que é bom! 

MENINA DE ODIVELAS UMA VEZ, MENINA DE ODIVELAS SEMPRE
DVC IN ALTVM 

Ps: Madrinha e afilhada, um obrigado especial a vocês as duas!





10 de outubro de 2013

A leviandade do Ministério da Defesa

Leia aqui a notícia completa publicada pelo jornal i do dia 9 de Outubro.

"Com tantos estudos mandados elaborar pelo MDN, não existe nenhum sobre o futuro do património. O Instituto de Odivelas funciona no Mosteiro de São Dinis, em Odivelas, do século XII (onde se encontra o túmulo do Rei Poeta), cujos custos de manutenção são inseridos nos custos da escola. A nossa pergunta é bem clara e ainda não teve resposta do MDN: o que vai acontecer ao Mosteiro de São Dinis? Há rumores que apontam interesses económicos privados. Não queremos acreditar em boatos, mas sabemos que não há fumo sem fogo."

6 de outubro de 2013

O Papel das Tutelas







Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa

No passado dia 9 de Março de 2013, celebrou-se o Dia da Antiga Aluna (AA), e o 94.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO), no Instituto de Odivelas (IO). Após a recepção às Antigas Alunas e às Entidades Convidadas na Sala do Fundador, deu-se início à sessão solene na Sala do Tecto Bonito.

Na presença do Comandante de Instrução e Doutrina, do Director de Educação, da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e do Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e demais Entidades Convidadas, antigas e actuais alunas, antigas e actuais professoras, pais, encarregados de educação e assistência em geral, o Director do IO deu as boas-vindas e felicitou a dupla celebração referindo ser este um momento que muito honra a Casa e a Família do Instituto de Odivelas, pelo que agradeceu em nome de todos que nele trabalham e em nome de todas as actuais alunas.
A Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAAIO, Joaquina Cadete Phillimore (AA193 – 1960) procedeu a uma resenha histórica - “Sobre a efeméride” daquela que é amais antiga associação feminina existente em Portugal. Lembrou que o dia 9 de março remete para a data do primeiro Estatuto do Instituto Infante D. Afonso, aprovado pelo rei D. Carlos em 1899, e que 1919 foi o ano em que foi fundada a AAAIO pelo Director de então, o Coronel Francisco Ferreira de Simas. Dirigiu-se, em especial, a Ana Maria Pinto Soares Hoeppner (AA 318 – 1952) que há muito dedica o seu tempo e trabalho à Casa e Causa e que no final do ano de 2013 terminará o seu mandado como Presidente da Direcção da AAAIO.

Ana Maria Hoeppner, seguindo o lema “ser amiga é ser irmã” e o ditado “quem corre por gosto não cansa”, descreveu os seus “16 anos de vida associativa” e a vasta e intensa ação de solidariedade e de voluntariado, concretamente no concelho de Odivelas, bem como os vários protocolos estabelecidos para angariação de fundos essenciais à AAAIO. Sublinhou que nos 16 anos à frente dos destinos da Associação, os objetivos foram atingidos, nomeadamente os associados ao Lar Nova Casa, inaugurado a 14 de janeiro de 2010 peloPresidente da República. Agradeceu a todos e, em especial, às voluntárias da AAAIO e afirmou ter “esperança que o Instituto de Odivelas, pela sua especificidade, continue a formar jovens de excelência para uma sociedade futura”. Seguidamente, foi prestada uma emotiva homenagem a Ana Maria Pinto Soares Hoeppner, que incluiu uma comunicação da Dr.ª Maria Noémia Melo Leitão (AA 245 – 1931) intitulada, “Pelo Sonho é que vamos”.

Na ocasião foram também nomeados sócios honorários e agraciados com medalha de dedicação e mérito, o Diretor do IO e o Capelão do IO. A sessão solene comemorativa contou, ainda, com um recital de poesia e de piano com a atuação das antigas professoras do IO, respetivamente, Manuela Machado e Maria Amélia Pinto.

Seguiu-se a entrega do Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa. Há anos atrás, os filhos desta antiga aluna (AA 59/1929 – 1938) propuseram à AAAIO, a instituição de um prémio para as melhores alunas classificadas no 6.º, 9.º e 12.º ano, no ano lectivo transacto. Coube a Luís Rebelo de Sousa (neto), a entrega dos prémios às seguintes alunas: Andreia Videira (6.º ano), Violeta D’Aguiar (9.º ano), ambas com classificação de nível 5, e Inês Lopes (12.º ano), com classificação de 18,4 valores. Esta aluna, AA 219 – 2009, frequenta actualmente o 1.º ano do Curso de Medicina Veterinária na Universidade Técnica de Lisboa.

Por fim, com a oferta de um Porto de Honra, deu-se por encerrada a sessão solene do Dia da Antiga Aluna e do 94.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.


5 de outubro de 2013

A verificação dos factos

Artigo de opinião do provedor do DN do dia 5 de Outubro de 2013. Leia aqui a versão completa.


"A questão dos estabelecimentos militares de ensino é fraturante na elite da sociedade portuguesa. Invocar alguma certeza nos pareceres de constitucionalistas é imprudente, nos tempos que correm. Até porque o Direito Constitucional, pelo menos em Portugal, está inscrito como uma categoria da poesia."

"É discriminatório que os militares tenham descontos nas propinas numa escola tutelada pelo Ministério da Defesa? É discriminatório que as crianças com dificuldades económicas tenham apoios sociais?" 


2 de outubro de 2013

Associação de Antigas Alunas do IO continua a lutar

As associações de antigos alunos do Colégio Militar e do Instituto de Odivelas estiveram reunidas com o ministro da Defesa no dia 28 de Setembro. Nesta reunião foram apresentadas propostas claras para evitar a fusão das instituições.
Nesta luta contra a decisão do Governo, decorrem ainda, em tribunal, audiências referentes à providência cautelar interposta para suspender o despacho do executivo.

Oiça aqui o depoimento da presidente da Associação de Antigas Alunas do Instituto de Odivelas à Rádio Renascença.