Em Julho de 2012, apenas 2 meses depois do infame estudo feito por Marçal Grilo (em que se falou pela primeira vez oficialmente na extinção do Instituto de Odivelas), a associação dos antigos alunos do Colégio Militar "ofereceu" ao ministro da defesa uma solução, propondo a aniquilação dos outros dois colégios (IO e IPE) e a criação de um mega-colégio-militar, misto, com internato e externato, indo ao ponto de propor a utilização das actuais instalações do IPE para "campus" feminino.
Talvez por isso, o ministro da defesa tenha escrito no seu despacho que queria "potenciar o Colégio Militar como um estabelecimento militar de ensino regular de excelência".
Clique na imagem para ler a proposta integral.
Blog pela manutenção do "Instituto de Odivelas" (IO) como uma Escola de Excelência. A missão do IO é ministrar os cursos de ensino básico e secundário destinados a filhas de militares e civis, em regime de internato e externato, e assegurar a formação militar de base. O IO possui um projecto educativo com oferta alargada, com separação de género, em ambiente escola-família. O IO educa numa cultura de lealdade, coragem, honra, respeito, rigor, exigência e excelência.