Translate

30 de janeiro de 2015

Os carrascos do IO - Nº 4

carrasco
car.ras.co [kɐˈʀaʃku]
nome masculino
1. executor da pena de morte; algoz
2. figurado homem cruel




A SEADN Berta Cabral tem a grande preocupação de "fazer história", o que pode ser comprovado pelas suas palavras aqui, aqui  e aqui.

Apesar de ter encontrado o processo de extinção do Instituto de Odivelas já em curso, assumiu-o como se fosse seu e está empenhadíssima em levá-lo a bom porto, envolvendo-se pessoalmente no controlo das operações e demonstrando estar cheia de pressa.

É o mais perfeito exemplo do que significa dizer uma coisa e fazer outra.

Em Junho de 2013, numa visita ao Arquivo Histórico Militar diz que "... honrar a nossa história [militar] é uma obrigação, que deve ser partilhada com toda a sociedade" e que esta partilha "deve ser orientada para o culto do orgulho nacional"... E para honrar a história militar e cultivar o orgulho nacional, defende afincadamente a extinção do Instituto de Odivelas. 

Em Julho de 2014, nas celebrações do dia da Bastilha, teve a hipocrisia suprema de se fazer acompanhar a França por duas alunas do Instituto de Odivelas. A escola que ela quer extinguir rapidamente. A escola que pretendem que seja apagada da história de Portugal. Noutro gesto ainda mais inqualificável, eliminou as fotografias que tinha divulgado na sua página do FB e refere-se às duas alunas do IO e aos dois Cadetes (um da FA e outro da Marinha) que a acompanharam fardados como quatro civis!...


Finalmente, em Outubro de 2014, na página 9 do seu discurso no dia do Exército, em Beja, refere que "...o Ministério da Defesa Nacional tem tido uma especial preocupação com este aspeto, tratando de forma diferente o que é diferente." Gostaríamos de perceber como se explica, então, a decisão de encerrar o IO e tratar da mesma forma duas escolas totalmente diferentes.

Por ser uma mulher a defender um ataque contra outras mulheres (meninas), por não perceber o que é discriminação, pelo seu envolvimento pessoal na extinção do Instituto de Odivelas e pela inexplicável e inexplicada pressa que tem tido, é o carrasco nº 4.