Translate

12 de dezembro de 2013

Almoço Solidário

Junta de Freguesia de Odivelas apoia almoço solidário


No âmbito do apuramento social das famílias que irão receber Cabazes de Natal no próximo dia 17 de dezembro, a junta de freguesia apoia e colabora no almoço solidário que vai decorrer a 14 de dezembro (sábado), nas instalações do Instituto de Odivelas (Largo D. Dinis).

A autarquia apoia esta iniciativa solidária promovida pela associação de pais e encarregados de educação do próprio Instituto de Odivelas contribuindo juntos no apoio social a estas pessoas.

Perante o momento social que estamos a atravessar, com tantas famílias a ter dificuldade de fazer face a tantos encargos financeiros, desemprego, etc., todas as contribuições que possamos dar nunca serão demais e, por isso, é com agrado que a Junta de Freguesia de Odivelas colabora para que diversas famílias tenham direito a este almoço solidário nesta época natalícia.

Mais uma prova do trabalho meritório que o Instituto de Odivelas, através da sua associação de pais e encarregados de educação fazem em prol da comunidade Odivelense. E que a Junta de Freguesia de Odivelas continua sem compreender a decisão de encerramento do Instituto de Odivelas quando presta um trabalho solidário para além de ser considerada a nível nacional uma instituição de ensino por excelência.

Assim no próximo Sábado o IO, as alunas e antigas alunas, a Associação de Pais e EE do IO, e a comunidade odivelense, vão novamente partilhar afecto e o pão com todos os que vivem momentos difíceis. As alunas do secundário irão novamente ter um papel fundamental na realização do evento, organizando as mesas, distribuindo a refeição, limpando o refeitório, lavando a loiça e deixando tudo pronto para o normal funcionamento do dia seguinte. Um sorriso na cara e o carinho acompanhará todas elas neste momento de Natal.

Nos quase 114 anos de história do IO a solidariedade social foi uma constante do seu dia. A sua origem assenta na necessidade de apoiar as órfãs dos militares falecidos em serviço e foi especialmente acarinhada pela família real, de que se releva o Infante D. Afonso, seu fundador e todo o apoio constante que a Rainha D. Amélia dedicou ao Instituto de Odivelas. Com a mudança de designação para Instituto Feminino da Educação e do Trabalho (era republicana) o seu desígnio social manteve-se, pois sem nunca descurar a sua missão principal como escola, manteve uma forte ligação aos Odivelenses, bem patente nos apoios aos mais necessitados, e nos cuidados de crianças de famílias carenciadas.

Passado mais de um século da sua existência, a escola que é uma família, o IO, as suas alunas, as suas meninas, mantêm-se fiéis ao seu desígnio de num ambiente de irmãs, apoiarem aqueles que vivem momentos difíceis. A recolha de alimentos para os cabazes de Natal, a roupa recolhida e distribuída àqueles que dela necessitam, foram mais uma vez possíveis, pela sempre presença e apoio dos pais e encarregados de educação, pela comunidade Odivelense e pelo apoio das alunas que conjuntamente com os professores, funcionários e militares, prepararam para oferta. O Sr. Padre António Borges da Silva, do IO, sempre enorme, que a todos chega e apoia, merece uma referência especial pelo seu cuidado no apoio à organização do evento.

As alunas sentirão novamente o prazer e a gratidão de partilhar e o conforto interior de sentirem que um pequeno gesto seu pode ser um grande momento para aqueles que não têm como pôr o pão na mesa ou simplesmente não têm com quem partilhar um sorriso.

Como diz o poeta, “O sonho comanda a vida!” Vamos todos sonhar neste dia e ter fé e esperança, num ambiente de família, afinal aquela que está sempre presente quando tudo parece esfumar-se.

Este empenho do todo na missão e no serviço a um Portugal mais próspero e mais capaz através das novas gerações está na calha. 

Vamos continuar. Somos futuro. Os bons momentos são sempre para repetir.