Junta de Freguesia de Odivelas apoia almoço solidário
No âmbito do apuramento social das famílias que irão receber Cabazes de Natal no próximo dia 17 de dezembro, a junta de freguesia apoia e colabora no almoço solidário que vai decorrer a 14 de dezembro (sábado), nas instalações do Instituto de Odivelas (Largo D. Dinis).
A autarquia apoia esta iniciativa solidária promovida pela associação de pais e encarregados de educação do próprio Instituto de Odivelas contribuindo juntos no apoio social a estas pessoas.
Perante o momento social que estamos a atravessar, com tantas famílias a ter dificuldade de fazer face a tantos encargos financeiros, desemprego, etc., todas as contribuições que possamos dar nunca serão demais e, por isso, é com agrado que a Junta de Freguesia de Odivelas colabora para que diversas famílias tenham direito a este almoço solidário nesta época natalícia.
Mais uma prova do trabalho meritório que o Instituto de Odivelas, através da sua associação de pais e encarregados de educação fazem em prol da comunidade Odivelense. E que a Junta de Freguesia de Odivelas continua sem compreender a decisão de encerramento do Instituto de Odivelas quando presta um trabalho solidário para além de ser considerada a nível nacional uma instituição de ensino por excelência.
Assim no próximo Sábado o IO, as alunas e antigas alunas, a Associação de Pais e EE do IO, e a comunidade odivelense, vão novamente partilhar afecto e o pão com todos os que vivem momentos difíceis. As alunas do secundário irão novamente ter um papel fundamental na realização do evento, organizando as mesas, distribuindo a refeição, limpando o refeitório, lavando a loiça e deixando tudo pronto para o normal funcionamento do dia seguinte. Um sorriso na cara e o carinho acompanhará todas elas neste momento de Natal.
Nos quase 114 anos de história do IO a solidariedade social foi uma constante do seu dia. A sua origem assenta na necessidade de apoiar as órfãs dos militares falecidos em serviço e foi especialmente acarinhada pela família real, de que se releva o Infante D. Afonso, seu fundador e todo o apoio constante que a Rainha D. Amélia dedicou ao Instituto de Odivelas. Com a mudança de designação para Instituto Feminino da Educação e do Trabalho (era republicana) o seu desígnio social manteve-se, pois sem nunca descurar a sua missão principal como escola, manteve uma forte ligação aos Odivelenses, bem patente nos apoios aos mais necessitados, e nos cuidados de crianças de famílias carenciadas.
Passado mais de um século da sua existência, a escola que é uma família, o IO, as suas alunas, as suas meninas, mantêm-se fiéis ao seu desígnio de num ambiente de irmãs, apoiarem aqueles que vivem momentos difíceis. A recolha de alimentos para os cabazes de Natal, a roupa recolhida e distribuída àqueles que dela necessitam, foram mais uma vez possíveis, pela sempre presença e apoio dos pais e encarregados de educação, pela comunidade Odivelense e pelo apoio das alunas que conjuntamente com os professores, funcionários e militares, prepararam para oferta. O Sr. Padre António Borges da Silva, do IO, sempre enorme, que a todos chega e apoia, merece uma referência especial pelo seu cuidado no apoio à organização do evento.
As alunas sentirão novamente o prazer e a gratidão de partilhar e o conforto interior de sentirem que um pequeno gesto seu pode ser um grande momento para aqueles que não têm como pôr o pão na mesa ou simplesmente não têm com quem partilhar um sorriso.
Como diz o poeta, “O sonho comanda a vida!” Vamos todos sonhar neste dia e ter fé e esperança, num ambiente de família, afinal aquela que está sempre presente quando tudo parece esfumar-se.
Este empenho do todo na missão e no serviço a um Portugal mais próspero e mais capaz através das novas gerações está na calha.
Vamos continuar. Somos futuro. Os bons momentos são sempre para repetir.