Translate

7 de junho de 2015

Um desfile (des)edificante?

O Instituto de Odivelas iniciou a sua missão no dia 14 de Janeiro de 1900.

O Instituto de Odivelas findou a sua missão no dia 5 de Junho de 2015.

A Lei assim o determina.

A Injustiça é flagrante: destruir uma escola de excelência que formou gerações e gerações de jovens durante 115 anos, uma escola que provou ser a mais económica, aquela que apresenta melhores resultados. Mas mais do que números, tabelas, curvas, médias e percentagens, o Instituto de Odivelas (IO), formou e forma pessoas. Educou para a excelência filhas de muitos Portugueses que labutaram no seu dia-a-dia, que morreram pela Pátria.

No Dia 10 de Junho, os Jovens serão o tema do discurso do Presidente da República Portuguesa.

No dia 10 de Junho, as jovens alunas do IO desfilarão em Lamego, na cerimónia militar comemorativa presidida pelo Presidente da República e Chefe Supremo das Forças Armadas Portuguesas.

As alunas do IO desfilarão perante aqueles que cortaram o fio à História, interromperam o percurso escolar de quem, em liberdade, escolheu o IO para aprender, aqueles que não permitiram que centenas de jovens portuguesas pudessem frequentar o IO.

Jovens fardadas e medalhadas desfilarão quando muitos dos presentes na Tribuna de Honra foram, direta ou indiretamente, responsáveis pelo fecho de uma escola única no panorama educativo nacional.

Para uns constituirá um último estertor, uma bofetada de luva branca, para outros, uma exibição perversa, em que a honra e a dignidade de uma instituição educativa com legitimidade histórica serão expostas no momento em que a essa instituição é extinta pelos decisores políticos de Portugal presentes em Lamego.

Paradoxalmente e infelizmente, em Lamego, no Dia de Portugal, não se celebrará a longa vida de uma instituição de Portugal.

Lamentavelmente, em 2015, assiste-se à derrocada de um verdadeiro edifício educativo escorado em valores e princípios, estes sim, em vias de extinção em Portugal.

Quem beneficiará do edifício físico do século XIII, das excelentes instalações escolares que remontam ao último ano do século XIX?
Quem?


Maria Rodrigues