Translate

15 de março de 2015

Resposta de Susana Amador a Antigas Alunas do IO

Resposta da Câmara de Odivelas a um  pedido de reunião com antigas alunas feito em 24 de Fevereiro de 2015.

Estimadas antigas alunas do Instituto de Odivelas,
Encarrega-me a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Dra. Susana Amador de informar V. Exas, que desde a última reunião realizada, sobre as questões relacionadas com o Instituto de Odivelas, não se verificaram dados novos, para além das declarações de Sua Excelência O Ministro da Defesa Nacional, no Parlamento e, sobre essas declarações, cumpre informar que não houve qualquer cedência, nem qualquer proposta escrita ou concreta, dirigida ao município. Apenas ocorreu uma reunião, com a Sra. Secretária de Estado, onde foi referido que, tal como noutros municípios, será dado direito de preferência ao Município de Odivelas, no tocante ao Património.
Acresce, porém, que da parte do Município de Odivelas, o entendimento é o de que o uso daquele Monumento será sempre de interesse público, caso venha a concretizar-se alguma proposta.

Destino do Instituto de Odivelas segundo o Ministro da Defesa Nacional

Futura utilização do IO será discutida com a autarquia da Câmara de Odivelas.

Dia da antiga aluna do IO - 9 de Março de 2015

Celebrou-se no dia 9 de Março o Dia da Antiga Aluna e o 96º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO).
O Diretor do IO, Coronel Nisa Pato, relembrou “as 171 alunas que não puderam continuar nestas instalações, dada a mudança imposta para o Colégio Militar, mas de 70 possíveis ficaram 68, um motivo de orgulho e de força para todos quantos trabalham no Instituto”.
Na presença do Diretor de Educação, Major-General, Cóias Ferreira, da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, e do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, discursaram ainda as Presidentes da Assembleia-Geral e da Direção da AAAIO, Rosete Milheiro e Joaquina Cadete Phillimore.
A Cerimónia contou, ainda, com uma homenagem aos corpos sociais dos anos 2000 a 2013, o lançamento de um postal filatélico comemorativo dos 115 anos do IO, e, ainda a entrega dos Prémios Maria das Neves Rebelo de Sousa às melhores alunas do 6º, 9º e 12º anos.
A Presidente Susana Amador, convidada a dirigir umas breves palavras aos muitos convidados, realçou a história da instituição, prometendo que a Câmara Municipal continuará a lutar, com todas as suas forças, para contrariar a decisão de mudar o IO para o Colégio Militar.
A cerimónia, que decorreu na Sala do Teto Bonito, finalizou com um momento cultural proporcionado pelo Coro da Procuradoria-Geral da República, com sons de Beatles e Xutos e Pontapés.



Desrespeitar o Passado comprometendo o Futuro

"Sei que não guardarão boa memória de mim aqueles que vivendo hoje na sombra de um passado pincelado de efémera notoriedade na instituição militar militam agora sistematicamente contra o governo na opinião pública ora aqui ora acolá".

Quem esteve ou está ligado ao Instituto de Odivelas (IO) - ou seja portugueses desde 1900 - não guardará "boa memória" do senhor ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco porque não sabe respeitar o passado, não quer respeitar uma institutição educativa com 115 anos que tem um ensino de excelência, que funciona bem e que é sustentável.

Quem rejeita a legitimidade histórica das instituições nacionais não respeita o passado, tem um presente sem "notoriedade" e um futuro com memória "efémera".

Mas, sejamos mais simples, claros e diretos para a "opinião pública", ora aqui, ora acolá:

A quem interessam as instalações do IO, a curto prazo, do Instituto dos Pupilos do Exército, a médio prazo, e do Colégio Militar a médio-longo prazo?