Translate

21 de setembro de 2013

Oprah Winfrey e a Desigualdade de Género

Leia aqui o contributo de José Luís Canêlhas, ex-aluno do Colégio Militar.



Desmistificar a educação diferenciada

Especialistas defendem que a estratégia escolar de educação diferenciada deveria ser mais uma opção. Este tipo de educação esteve em debate no IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada sob o tema “Educação Diferenciada: Uma opção de vanguarda”.


O Colégio do Cedros (rapazes) e o colégio Horizonte (raparigas), ambos no Porto, são alguns exemplos da educação diferenciada em Portugal.




Mensagem de recepção das novas alunas de 2013/2014

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2013, decorreu a receção às novas alunas do ensino básico e secundário, como há muito é tradição, e no sentido de favorecer a boa integração de todas as novas “Meninas” no Instituto de Odivelas (IO). As atividades realizadas ao longo dos dois dias que antecedem o início do 1.º período foram diversas e contaram com o acompanhamento do subdiretor, da coordenadora pedagógica, das coordenadoras do ensino básico e secundário, de professores, da comandante do corpo de alunas, de monitoras e das alunas graduadas do 12.º ano.

No primeiro dia, as novas alunas percorreram os vários espaços escolares: refeitório, rouparia, camaratas, vestiário, salas de aula, laboratórios, sala multimédia, salas de Línguas e de Educação Visual, anfiteatro e piscina. Decorreu, depois, um animado peddy paper na Quinta. A seguir ao almoço, teve lugar na Sala do Infante uma reunião com a direção e as coordenadoras. Nas salas de recreio e no ginásio, as alunas participaram em atividade desportivas e de lazer: badminton, jogo do mata, damas e dominó, ténis de mesa e karaoke. Seguiu-se, para as alunas internas, o convívio com as alunas graduadas, o jantar no refeitório e, por fim, a ida para as camaratas.
Já na manhã do dia 13 de setembro, as alunas internas cumpriram as tarefas habituais. Após o pequeno-almoço, todas as novas alunas, organizadas por equipas, foram surpreendidas com uma Caça ao Tesouro. A tradicional e misteriosa mas muito emocionante caça ao tesouro serviu de pretexto para conhecer a História e as dependências do antigo Mosteiro de S. Dinis de Odivelas, bem como as personagens históricas e as lendas a elas associadas. Trata-se de uma atividade que as alunas do IO sempre recordam com carinho quando ainda muito pouco, ou nada, conheciam do espaço onde passam a viver, a aprender e a conviver. Seguiu-se o almoço com as novas alunas e que contou com a presença da direção, dos pais e encarregados de Educação, dos professores participantes e das alunas graduadas.
A direção e as coordenadoras de ciclo reuniram com os pais e encarregados de educação das novas alunas na sala do Teto Bonito. De seguida, o subdiretor acompanhou-os numa visita às instalações do IO. Entretanto, na sala de recreio teve lugar uma reunião da comandante do corpo de alunas com as alunas graduadas e as novas alunas. Por fim e, de novo, na sala do Teto Bonito, procedeu -se à entrega de prémios e diplomas da Caça ao tesouro e do peddy-paper.
Após mais um dia em cheio e pleno de emoção, as novas alunas saíram para o fim-de- semana, prestes a iniciar uma nova etapa da sua vida.
Sejam bem-vindas, novas alunas do IO!
Votos de um ano letivo de 2013-2014 pleno de sucesso, no espírito da divisa “cada vez mais alto” e seguindo o lema das antigas alunas do IO: “Ser amiga é ser irmã!