Translate

27 de janeiro de 2015

Jornal do Exército


Os carrascos do IO - Nº 3

carrasco
car.ras.co [kɐˈʀaʃku]
nome masculino
1. executor da pena de morte; algoz
2. figurado homem cruel





O Maj-Gen Cóias Ferreira, é o representante do Exército na Comissão Técnica de Acompanhamento (CTA). Pela sua postura nessa comissão e no processo de extinção do Instituto de Odivelas, é o carrasco nº 3.

Como militar e como oficial superior do Exército tinha obrigação de defender a continuidade do Instituto de Odivelas e de fazer ver ao MDN, à SEADN e aos restantes acólitos que a decisão de extinguir o IO (relembramos que é o melhor e o mais barato dos três colégios), para além de injusta, é um atentado à história de Portugal. Preferiu submeter-se à vontade dos civis ("paisanos", nas palavras de Medina Carreira).

Entre meados de 2010 (quando terá terminado o curso promoção a oficial general) e Janeiro de 2013 foi promovido a Coronel Tirocinado, nomeado director do Colégio Militar, promovido a Major General e nomeado director de Educação. Em aproximadamente 2,5 anos foi promovido duas vezes. Ficamos com a dúvida de saber se é mesmo com esta velocidade que as promoções ocorrem no Exército ou se recebeu os "prémios" pelo seu comportamento em todo o processo de extinção do Instituto de Odivelas e "reestruturação" dos EMEs.

Como membro da CTA nunca defendeu o Instituto de Odivelas. Conseguiu alterar várias coisas do despacho original do MDN em relação ao Colégio Militar, porém nunca defendeu o IO. A sua única preocupação foi para com o CM e as adaptações que lá teriam que ser feitas para receber as raparigas. Referiu várias vezes não estar de acordo com as alterações propostas para o CM, mas nunca referiu que não estava de acordo com a extinção do IO.





Quanto à participação das associações de pais e de antigos alunos na CTA, mais uma vez centrou a sua resposta no CM, não permitindo que participassem:


O facto de ser testemunha a favor do MDN e a favor da extinção do IO na providência cautelar interposta por um grupo de pessoas, não deixa dúvidas sobre a posição e a lealdade deste senhor. É, por isso, o carrasco nº 3.

(Brevemente divulgaremos mais informações sobre esta pessoa)