Translate

23 de janeiro de 2015

Os carrascos do IO - Nº 2

carrasco
car.ras.co [kɐˈʀaʃku]
nome masculino
1. executor da pena de morte; algoz
2. figurado homem cruel




O Primeiro Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, é o carrasco nº 2.

Contactado várias vezes, fez constar que não estava a par do processo. Foi-lhe entregue em mão uma pasta com toda a documentação e informação relevante. Apesar disso, manteve o seu silêncio e a sua posição de conivência com a extinção do Insituto de Odivelas. Em resposta aos repetidos pedidos de audiência, passou o assunto para dois assessores da secretária Berta Cabral.

Nunca visitou o Instituto de Odivelas.

Antes de ser PM, Pedro Passos Coelho foi professor de Economia Aplicada e Economia do Turismo no Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE), na Ramada, concelho de Odivelas. Ao contrário do que acontece com o Instituto de Odivelas, o PM é convidado e está presente em aniversários e cerimónias oficiais do ISCE.

O ISCE pertence ao Grupo Pedago, com um leque de instituições que vão do ensino pré-escolar à Universidade Sénior de Odivelas. Oferece vários cursos na área do turismo.





Jornal Expresso 2010

Não sabemos se a decisão de extinguir o Instituto de Odivelas partiu do PM ou do MDN. A falta de transparência e o facto deste processo estar a decorrer há vários anos sem que se saiba porquê, para quê, como e para quem, permite-nos especular. Permite-nos imaginar que o PM está a proteger e a favorecer negociatas com alguma escola. As declarações do MDN que o mosteiro deverá manter-se preferencialmente ligado ao ensino dá força a esta hipótese.

Pelo facto de nunca ter recebido as partes interessadas, apesar de vários pedidos e insistências, pelo facto de permitir que o MDN tome decisões sem ter que as explicar aos portugueses, pelo facto de se manter em silêncio sobre este assunto, Pedro Passos Coelho é o carrasco nº 2.