Translate

6 de outubro de 2013

O Papel das Tutelas







Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa

No passado dia 9 de Março de 2013, celebrou-se o Dia da Antiga Aluna (AA), e o 94.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO), no Instituto de Odivelas (IO). Após a recepção às Antigas Alunas e às Entidades Convidadas na Sala do Fundador, deu-se início à sessão solene na Sala do Tecto Bonito.

Na presença do Comandante de Instrução e Doutrina, do Director de Educação, da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas e do Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e demais Entidades Convidadas, antigas e actuais alunas, antigas e actuais professoras, pais, encarregados de educação e assistência em geral, o Director do IO deu as boas-vindas e felicitou a dupla celebração referindo ser este um momento que muito honra a Casa e a Família do Instituto de Odivelas, pelo que agradeceu em nome de todos que nele trabalham e em nome de todas as actuais alunas.
A Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAAIO, Joaquina Cadete Phillimore (AA193 – 1960) procedeu a uma resenha histórica - “Sobre a efeméride” daquela que é amais antiga associação feminina existente em Portugal. Lembrou que o dia 9 de março remete para a data do primeiro Estatuto do Instituto Infante D. Afonso, aprovado pelo rei D. Carlos em 1899, e que 1919 foi o ano em que foi fundada a AAAIO pelo Director de então, o Coronel Francisco Ferreira de Simas. Dirigiu-se, em especial, a Ana Maria Pinto Soares Hoeppner (AA 318 – 1952) que há muito dedica o seu tempo e trabalho à Casa e Causa e que no final do ano de 2013 terminará o seu mandado como Presidente da Direcção da AAAIO.

Ana Maria Hoeppner, seguindo o lema “ser amiga é ser irmã” e o ditado “quem corre por gosto não cansa”, descreveu os seus “16 anos de vida associativa” e a vasta e intensa ação de solidariedade e de voluntariado, concretamente no concelho de Odivelas, bem como os vários protocolos estabelecidos para angariação de fundos essenciais à AAAIO. Sublinhou que nos 16 anos à frente dos destinos da Associação, os objetivos foram atingidos, nomeadamente os associados ao Lar Nova Casa, inaugurado a 14 de janeiro de 2010 peloPresidente da República. Agradeceu a todos e, em especial, às voluntárias da AAAIO e afirmou ter “esperança que o Instituto de Odivelas, pela sua especificidade, continue a formar jovens de excelência para uma sociedade futura”. Seguidamente, foi prestada uma emotiva homenagem a Ana Maria Pinto Soares Hoeppner, que incluiu uma comunicação da Dr.ª Maria Noémia Melo Leitão (AA 245 – 1931) intitulada, “Pelo Sonho é que vamos”.

Na ocasião foram também nomeados sócios honorários e agraciados com medalha de dedicação e mérito, o Diretor do IO e o Capelão do IO. A sessão solene comemorativa contou, ainda, com um recital de poesia e de piano com a atuação das antigas professoras do IO, respetivamente, Manuela Machado e Maria Amélia Pinto.

Seguiu-se a entrega do Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa. Há anos atrás, os filhos desta antiga aluna (AA 59/1929 – 1938) propuseram à AAAIO, a instituição de um prémio para as melhores alunas classificadas no 6.º, 9.º e 12.º ano, no ano lectivo transacto. Coube a Luís Rebelo de Sousa (neto), a entrega dos prémios às seguintes alunas: Andreia Videira (6.º ano), Violeta D’Aguiar (9.º ano), ambas com classificação de nível 5, e Inês Lopes (12.º ano), com classificação de 18,4 valores. Esta aluna, AA 219 – 2009, frequenta actualmente o 1.º ano do Curso de Medicina Veterinária na Universidade Técnica de Lisboa.

Por fim, com a oferta de um Porto de Honra, deu-se por encerrada a sessão solene do Dia da Antiga Aluna e do 94.º Aniversário da Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.