Translate

12 de julho de 2016

Quanto valem uma centena, uma dezena e cinco unidades?

Excelentíssimos Representantes dos Órgãos de Soberania de Portugal,

O Instituto de Odivelas (IO) foi extinto há um ano atrás, mais precisamente deixou de funcionar quando terminaram as provas de exame nacional para as últimas alunas do 9.º e do 12.º ano.

Os poderes públicos decidiram extinguir uma escola com 115 anos de História que funcionava bem, frequentada desde sempre por alunas de diversas condições socioeconómicas, uma escola com sucesso educativo e que dava retorno financeiro ao Estado.


Anos 10



Anos 40


 2013

Como podem os poderes públicos afirmar que defendem a História de Portugal? Saberão da História do IO? Hoje, os edifícios que a escola preservava respectivamente desde 1900 e 1915  estão encerrados e em perigo, eminente ou efectivo, de vandalismo e sem destino aparente: o Mosteiro de S. Dinis de Odivelas e o Forte de Santo António da Barra em S. João do Estoril.

As "meninas de Odivelas" eram uma marca nacional. Durante décadas, gerações de alunas foram educadas e formadas no IO. Deram um contributo a Portugal e a retribuição foi o fecho de uma escola centenária que foi respeitada na Monarquia, na I República, na Ditadura, no PREC. Na III República o desconhecimento, a insensibilidade e o preconceito conduziram ao desaparecimentos de uma escola de excelência.

A crise de valores e a amnésia nacional selectiva são um sinal dos tempos. A História serve para embelezar e emoldurar discursos de ocasião. Afinal quanto valem uma centena, uma dezena e cinco unidades? Ou de que falamos quando falamos de valores?

Atenciosamente

Com os meus respeitosos cumprimentos,

Maria Margarida Cunha