Translate

10 de março de 2016

9 de Março - Parabéns e Dia da Antiga Aluna

Exmo. Senhor Presidente da República de Portugal

Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa

Parabéns!

Desejo que o seu mandato corra à altura de Portugal e dos Portugueses nesta terra com tantos séculos de História.

Não votei em si. Sou monárquica, mas teria votado, sim, se tivesse defendido o Instituto de Odivelas com mais veemência e coerência.

Há precisamente um ano, V. Exa. esteve no Instituto de Odivelas (IO) e lamentou o fecho da escola. Na verdade, o IO foi extinto, desmatelado, reduzido a memórias!

Ao contrário de um qualquer país civilizado, uma escola feminina, centenária e de excelência  não pôde celebrar o seu 116.º Aniversário no passado dia 14 de Janeiro porque, pura e simplesmente, foi extinta e encerrada por decisão governamental, na legislatura anterior.

O dia 9 de Março é também uma data histórica porque em 1899, o rei D. Carlos aprovou o primeiro Estatuto do Instituto de Odivelas.

É o Dia da Antiga Aluna.

Lamento que o Instituto de Odivelas seja um assunto encerrado para os políticos de Portugal. Um assunto com muitos interesses e interessados em pôr um ponto final no IO... Uma escola que, permita-me que repite, nunca teria sido extinta num país civilizado e europeu. Mas foi. Em Portugal.

O Instituto de Odivelas foi a minha casa durante 24 anos, onde leccionei História. Uma filha foi aluna do IO até ao ano passado a outra minha filha já não o pôde ser.

Transporto esta mágoa como cidadã, mãe e professora.

A História continua a ser citada, mas não respeitada.

Ainda assim, a Senhora Sua Mãe, onde está, deve estar muito orgulhosa de si.

E eu estou orgulhosa da Senhora Sua Mãe e de todas as Antigas Alunas do IO.


Atenciosamente

Com os meus respeitosos cumprimentos,

Margarida Cunha