Translate

17 de junho de 2016

Em defesa da escola pública Instituto de Odivelas

E assim se defende a escola... pública.

Uma escola pública centenária foi encerrada porque era de excelência, porque dava retorno financeiro ao Estado, porque ensinava valores como a VERDADE, o TRABALHO, e a LUZ DO SABER, NOSSA RIQUEZA...

O Instituto de Odivelas funcionava bem e tinha um projecto educativo modelar.

A extinção do Instituto de Odivelas é um exemplo da hipocrisia política e da subserviência do "obedece quem deve" ao "manda quem pode".

A extinção do Instituto de Odivelas serviu os interesses de alguns para dano de muitos.

A extinção do Instituto de Odivelas é um crime à História de Portugal, mas sobretudo a quem não pôde mais estudar e trabalhar numa escola única no panorama educativo nacional.

A extinção do Instituto de Odivelas é um atentado à condição feminina e à memória de tantas mulheres - as "Meninas de Odivelas".

Há 3 anos atrás, a 15 de Junho de 2013, havia a esperança na Marcha das Rosas. Hoje a lembrança de quem não baixou os braços e não calou a voz.



Este ano, pela primeira vez, desde que a Senhora D. Ilda Vieira plantou os jacarandás do Claustro Principal, não há risos de alunas a ecoar sob as abóbadas, correrias para atravessar o Átrio da Rainha, ir ao Gabinete ou subir e descer a escadaria da Sala do Teto Bonito.  Este ano, pela primeira vez...

E assim se defende a escola... pública.

Margarida Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário