Translate

13 de dezembro de 2013

Antigas alunas do IO - Mulheres Pioneiras

Isabel Maria Gago
AA 81/1922
Primeira mulher formada em Engenheira Química



Isabel Maria Gago foi a primeira Mulher formada em Engenheira Química licenciada pelo Técnico, ingressando no IST em 1933.
Em 1922, com 8 anos, entrou para o Instituto Feminino de Educação e Trabalho, cujo ensino muito elogia. Após cinco anos de instrução primária e dois anos de liceu, Isabel Maria, então com 14 anos, transferiu-se para o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho.
Em 1933 fez a admissão ao Instituto Superior Técnico, terminando a licenciatura em 1939 e classificando-se assim como a primeira Engenheira Química licenciada pelo Técnico.
Isabel Gago desafiou "as normas sociais da época" quando "ousou ingressar no universo exclusivamente masculino da engenharia portuguesa".
Após concluir a sua licenciatura permaneceu na Escola como assistente, seguindo a carreira de docente universitária até se aposentar em 1984, com 70 anos.



Paula Costa
Primeira mulher piloto militar da Força Aérea


Em 1998 era Capitão na base Aérea de Beja, Integrava a esquadra de Caças Jaguar 301 da Força Aérea Portuguesa. Foi instrutora dos novos pilotos da Força Aérea durante 3 anos e meio. Passou depois para a esquadra de conversão operacional a voar Alpha Jet.
A antiga Major Paula Costa é agora Co-Piloto da TAP. 

Reportagem da SIC sobre Paula Costa




Maria Isabel Joglar
AA 362
Primeira mulher na modalidade olímpica de Tiro de Pistola


Foi atleta olímpica na modalidade Tiro de Pistola nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984 sendo a primeira representante feminina de Portugal na disciplina de Pistola onde obteve um 15º lugar.



Maria João Rolo Duarte
AA 178/1940 
Primeira mulher jornalista a assinar reportagens desportivas


Maria João Duarte foi a primeira mulher portuguesa a assinar reportagens desportivas num jornal desportivo, mais tarde chefe de redação do semanário Se7e e colaboradora do Jornal de Notícias.




Julieta Espírito Santo
AA 329/1933
Primeira médica São-Tomense


Primeira médica São-Tomense. Directora-Geral do Planeamento de São Tomé. Referência para o sector da saúde, Julieta Graça, foi no período colonial, médica de cabeceira, docente da cadeira de enfermagem, chefe dos serviços de ensino hospitalar, e médica inspectora do serviço de saúde.