Translate

9 de dezembro de 2015

O fecho da abóbada para o negócio de destruição da História do Instituto de Odivelas

Na balança dos poderes, o que ontem era uma Causa hoje já não o é; antes uma oportunidade oportunista, perdoe-se o pleonasmo, de negócio, de investimento...

Do Instituto de Odivelas já não se fala. Viva o Mosteiro de Odivelas!

E PSD e PS estão de mãos dadas, agora no poder local, em Odivelas, se bem que no poder central estejam de costas voltadas.

Desmantela-se uma escola de excelência, única em Portugal, fundada em 1900, por motivos ideológicos, económicos e gastam-se milhões no interior de um edifício em perfeito estado de conservação onde funcionava uma escola com 115 anos que foi morta, rapidamente e em força, pelo anterior Executivo, e que agora vai a enterrar.

Ah, por que não estamos na livre Inglaterra?

No edifício de raiz gótica sai uma escola e entram oportunidades, interesses, depressa e depressinha que se faz tarde.

Desinveste-se na educação em Portugal, com a decisão de um Executivo que Passou, aproveitada pelo executivo camarário de Odivelas que ESTÁ, mas que no passado recente falava, na voz da Presidente Edil do PS, Dr.ª Susana Amador, condoidamente de "apagão da História" para caracterizar a extinção do IO pretendida pelo Governo de Portugal do PSD. O PS de Odivelas estava contra. O PSD de Odivelas contra estava.

Agora fez-se luz, uma enorme centelha de luz para os que querem entrar para a nova barca das oportunidades!  Ou será para um pote de ouro para lá do arco íris?

Difícil descortinar, agora, os apoiantes partidários da Casa e Causa do IO. Mais fácil encontrar uma agulha num palheiro.

Em Portugal, por ignorância, ou melhor, por ganância, há dois pesos e duas medidas para a História de Portugal.

Fechou-se uma abóbada de interesses, bem diferente daquela que sobreviveu ao terramoto de 1755, na igreja do Mosteiro de Odivelas. A mesma onde permanece, por enquanto, a escultura de Nossa Senhora da Conceição oferecida pela Rainha D. Maria Pia às alunas do IO. Que Rainha? A quem?

É a República que temos. Com 105 anos de Idade.


Maria Flor


No Claustro Principal do Instituto de Odivelas no Mosteiro de S. Dinis de Odivelas