Translate

26 de março de 2016

O Instituto de Odivelas - a melhor escola secundária pública em 2015

Exmo. Senhor Presidente da República
Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa,

Passam os dias, os meses desde o último dia em que alunas no Instituto de Odivelas (IO) pisaram o chão da escola e se sentaram numa sala de aula - em Julho de 2015 - aquando da realização das provas de Exame Nacional, e interrogo-me sempre:

Por que foi uma escola centenária e de excelência encerrada?

Por que se destruiu um património educativo nacional?

Por que se ignora uma escola que, de acordo com o ranking nacional de escolas do jornal Público/Universidade Católica Portuguesa, ocupa o primeiro lugar nas escolas públicas, 25.º lugar, já que as 24 primeiras são todas escolas do ensino privado e cooperativo? (Noutros rankings o IO não foi contemplado por ter um número reduzido de alunas).
 
Eu testemunhei a vida escolar dessas alunas no ano de 2014/2015,(a minha filha foi uma delas), - 4 turmas no total de 9.º ano e de 12.º ano. O IO foi sendo fechado "às pinguinhas", mesmo com procura de candidatas e famílias. Por decisão governamental.

O Mosteiro de Odivelas deixou de ter alunas da escola que durante décadas o preservou. O Mosteiro e o IO eram um autêntico "2 em 1". Desde 1900.

Como podem os políticos de Portugal, da anterior e da actual legislatura, evocar, invocar a História de Portugal, quando permitiram que uma escola com 115 anos, única no panorama educativo nacional, fosse destruída, desmantelada, dela restando apenas memórias.





No Claustro Principal do Mosteiro de Odivelas - Anos 40 e 2012


Foram muitos os deputados do PSD e do CDS/PP que apresentaram declarações de voto, porque de acordo com a disciplina de voto tiveram de votar contra a continuidade do IO como escola de excelência. O PS, a CDU votaram a favor da continuidade. O BE, contra...

Uma autêntica desonra para a História de Portugal.

Em França não ousam encerrar a Maison D´Éducation de La Légion D´Honneur. Em Inglaterra um colégio como o IO seria mesmo incentivado e acarinhado, usando os verbos do antecessor de V. Exa, no discurso oficial na sessão solene do 110.º Aniversário do Instituto de Odivelas, em 2010.

Só para não referir outros países do mundo civilizado.
 
Uma Santa Páscoa para V. Exa.

Atenciosamente

Com respeitosos cumprimentos,
Margarida Cunha