Translate

7 de julho de 2015

Recordando a Dr.ª Maria Barroso de visita ao IO

A Dr.ª Maria Barroso visitou o Instituto de Odivelas na comemoração dos 90 anos do Instituto de Odivelas, em 1990.

Assistiu à cerimónia litúrgica, visitou a exposição dos trabalhos das alunas e esteve na recepção na Sala do Tecto Bonito.

O seu marido, o Dr. Mário Soares e o seu filho, o Dr. João Soares têm publicamente expressado a defesa da continuidade do Instituto de Odivelas.

 

O jantar dos oficais

Divulgamos o artigo de opinião de João José Brandão Ferreira.

Triste pátria que tais filhos carrascos tem

Quem será "afectado" com as instalações do Instituto de Odivelas e com as instalações do Forte de Santo António, a colónia de férias do IO desde 1915?
 

"Valores mais altos" sobrepõem-se a uma escola com 115 anos de História, uma instituição educativa de excelência que noutro país civilizado seria o orgulho dos poderes instituídos, seria verdadeiramente acarinhada, porque representa os valores de Portugal, e os guarda e transporta aquém e além fronteiras desde 1900.

Eis a destruição da memória de uma escola única ao serviço de interesses que, mais tarde ou mais cedo, virão ao de cima.

Triste pátria que tais filhos carrascos tem.

O IO na I República - nos tempo em que os ministros defendiam a escola

Em 1920, aquando de obras de beneficiação do Instituto de Odivelas, visitam a escola fundada em 1900, o Ministro da Guerra, Hélder Ribeiro e diversos oficiais.
 


Na fotografia encontram-se vários professores, entre os quais as professoras Laura Queiroz, Maria João de Luna Andermatt, a Mademoiselle Charrier e, também, a Regente Canêlhas. À direita, o Coronel Simas, insígne pedagogo e Director do IO, a partir de 1919.

Em 2015, o IO tem instalações em perfeito estado de conservação: salas de aula, camaratas, ginásio, piscina coberta, laboratórios, etc., e não foi visitado pelo Ministro da Defesa Nacional.


 
O Governo de Portugal pretende extinguir uma instituição educativa com 115 anos de História. Um enorme malefício para a Educação e para História de Portugal.

Com que objectivo ou objectivos?