Translate

7 de novembro de 2014

Palavras para quê?


Abertura Solene - 7.Nov.2014



 
Grupo de alunas do Curso de Comércio no Claustro da Moura do Mosteiro/Instituto de Odivelas - Anos 40


Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República, Exmas. Senhoras Deputadas e Exmos. Senhores Deputados da Assembleia da República,

O Instituto de Odivelas é uma escola de excelência e com História mas, sobretudo, com sucesso ao longo dos seus quase 115 anos de existência.

A extinção do Instituto de Odivelas constitui um erro histórico, um retrocesso educativo e cultural para Portugal.

O Instituto de Odivelas é uma escola económica e apresenta excelentes resultados escolares.

Foram mais de duzentas as alunas que saíram para outras escolas públicas e privadas por não poderem frequentar o Instituto de Odivelas. Muitas outras potenciais candidatas, de norte a sul do país, não puderam efetuar a sua inscrição no Instituto de Odivelas.

O Instituto de Odivelas é a única escola feminina pública em regime de internato, tal como as muitas que existem na Europa. E onde não há preconceitos em relação ao ensino diferenciado público. Existem na Alemanha, a título meramente de exemplo.  

O Projeto Educativo do Instituto de Odivelas é modelar. Desde o início do século XX que há aulas de Estudo, Apoios Educativos, Educação para a Saúde, Desporto, Culinária, Puericultura...  



Grupo de alunas do Curso de Química no Claustro Principal do Mosteiro/Instituto de Odivelas - Anos 40

As alunas ingressam há mais de cem anos no mundo do trabalho e nas universidades. Houve pioneiras, portuguesas, das antigas colónias e dos atuais PALOP, em muitas áreas da vida ativa e várias "figuras públicas" foram "Meninas de Odivelas".

O Instituto de Odivelas não é um exemplo de discriminação, é sim alvo de uma discriminação relativamente ao direito de escolha por um ensino diferenciado público e de qualidade por parte das famílias que pagam as mensalidades pela frequência no Instituto de Odivelas.

A missão do Instituto de Odivelas nunca foi o de recrutar mulheres para as Forças Armadas. Em 1900, os Exércitos de Terra e Mar não tinham mulheres nas suas fileiras. Foi a de formar mulheres aptas para ter independência económica, conforme o 1.º Estatuto de 1899!

As "Meninas de Odivelas" são uma instituição nacional.

Que país pode renunciar à sua História, em pleno século XXI e em espaço da União Europeia?

Porquê extinguir o Instituto de Odivelas?

O Instituto de Odivelas está a funcionar e amanhã as alunas, atuais e as que já não estão no Instituto de Odivelas pelo descrito supra, receberão medalhas e prémios na Abertura Solene do Ano Letivo. 

Com os melhores cumprimentos,

Mãe de uma aluna  do Instituto de Odivelas e de uma menina que foi impedida de ser aluna do Instituto de Odivelas