Translate

24 de setembro de 2014

Cartas II



Exmo. Senhor Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas Portuguesas,

Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva

No presente ano letivo não há alunas do 6,º ano, nem do 5.º ano, do 7.º ano, do 8.º ano, do 10.º ano e do 11.º ano no Instituto de Odivelas.

O Estado Português - o Governo de Portugal - pretende extinguir uma escola de excelência - para "potenciar a excelência" de uma outra escola. (sic, no despacho do Ministério da Defesa Nacional) 

Quer-se apagar 114 anos de História do Instituto de Odivelas.

As alunas do Instituto de Odivelas, mesmo obrigadas a separar-se, mesmo com a extinção das suas turmas, continuam a fazer jus ao 10.º ponto sdo seu código de honra - "Ser amiga é ser irmã"

Como podem valores e princípios educativos ser destruídos, em pleno século XXI, e em Portugal?

Como pode uma escola modelar, única em Portugal, procurada por famílias que têm o ditreito de escolher e de optar pelo ensino para as suas filhas, fechar?

A quem interessa o encerramento do Instituto de Odivelas, que divide as suas instalações entre o Mosteiro de Odivelas, desde o início do século XX, e o Forte de Santo Antóno do Estoril, a colónia de férias do IO desde 1915?

O Instituto de Odivelas continua a funcionar e bem, com toda a sua dignidade.

Cada vez mais alto!


Alunas do 6.º ano numa visita de estudo ao Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2014