Translate

4 de fevereiro de 2017

À procura das nossas irmãs

Num momento de enorme tristeza com a destruição do nosso colégio, procuramos saber das nossas irmãs de todos os tempos como uma forma de procurar abafar o grande pesar pela destruição da nossa casa de infância e adolescência. 


“ENTRE A FOGUEIRA E A NOBREZA”, o novo livro de Maria Isabel Braga Abecasis, levo-nos ao encontro do passado.
As três irmãs Braga Abecasis, Maria Leonor (49/1954), Teresa Maria (24/1955) e Maria Isabel (295/1963) foram alunas do "Instituto de Odivelas". 

 

A Maria Isabel é licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, especializada como Bibliotecária-Arquivista e Mestre em Edição de Texto. Foi responsável pela biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, pelo arquivo histórico do Palácio da Ajuda/Museu e trabalha presentemente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
 

O livro, editado pela Guerra e Paz Editores, com o apoio da C. M. Lisboa, relata a sobrevivência de uma família em Portugal nos séculos XVI a XIX.  Baseado em factos verídicos, numa investigação que passou pelos arquivos secretos do Vaticano, o livro acompanha momentos marcantes da História de Portugal. Sem faltarem os amores nos conventos onde viviam mulheres virtuosas e tidas por tais e freiras insubmissas que lá eram postas para “não empatarem partilhas nem pesarem em dotes”, como a religiosa Francisca Coronel, do mosteiro de S. Dinis de Odivelas…