Translate

26 de julho de 2016

Forte da Barra a saque

Notícia sobre o Forte de Santo António do Estoril, no Jornal da Região - Cascais, distribuído com o Expresso, de 20-26 de Julho de 2016.


Património do IO em caixotes

No dia 16 de Julho de 2016 era assim que se encontravam os espaços do IO.

 

O IO - por que foi realmente extinto?

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmos. Senhores Deputados da Assembleia da República Portuguesa,

Em Portugal foi extinta uma escola de excelência que funcionava bem, com retorno financeiro para o Estado, com sucesso educativo e que preservava o Mosteiro de Odivelas, desde 1900, data da fundação do IO, e o Forte de Santo António do Estoril, desde 1915, a colónia de Férias do IO.

Hoje a escola já não existe, os edifícios acima citados estão fechados e em perigo - vejam-se os actos de vandalismo recentes - e perdeu-se um património educativo único - a escola das "Meninas de Odivelas". Não era esta uma marca identitária nacional?

Esta escola foi vítima, entre outras causas certamente, do puro preconceito. A decisão foi tomada e aprovada em democracia mas como cidadã, mãe, professora de História julgo, com o devido respeito, que este património seria tratado de forma diferente por exemplo em França onde existe um colégio semelhante desde o século XIX - A Casa de Educação da Legião de Honra - onde os fundadores do IO foram encontrar inspiração e modelo, em Inglaterra onde escolas do mesmo tipo existem, centenárias ou não, ou noutro qualquer país civilizado que preza a sua História e a sua Educação.

Nunca entenderei esta decisão legal mas injusta de extinguir uma escola única no panorama educativo nacional.

Atenciosamente

Com respeitosos cumprimentos,

Margarida Cunha


https://www.facebook.com/institutodeodivelas/photos_stream