Translate

10 de dezembro de 2013

Mensagem de Natal 2013


Caríssimos Senhores e Senhoras Deputados e restante pessoal presente na Assembleia da República no dia em que se discute a petição em defesa da sobrevivência do Instituto de Odivelas,

É com orgulho que nós, alunas do Instituto de Odivelas, estamos aqui em nome de todas as nossas irmãs, a representar a nossa casa. 

Viemos à AR com o intuito de desejarmos um feliz Natal a todos vós, pois encontramo-nos em quadra natalícia e queremos envolver todos os presentes no espírito que esta merece. Viemos também com esperança de que a Assembleia da República Portuguesa nos ajude nesta luta pela nossa escola.

Apesar de alguns quererem fazer tábua rasa de quase 114 anos de história desta instituição, todas nós estamos unidas pois juntas vamos cada vez mais alto, e o espírito de Natal já se faz sentir. Muitas das camaratas já têm enfeites de Natal, um pinheiro artificial com luzinhas, o 11º ano despertará as alunas com músicas natalícias e organizará ainda a típica festa de Natal à qual um Orfanato de Caneças assiste anualmente, e ao qual são doados bens alimentares, brinquedos, material pedagógico e educativo, e ainda um montante monetário angariado também pelo 11º ano.

As alunas pequenas já contam os dias para o dia de Natal, para o dia em que terão o máximo de familiares reunidos, não pelos presentes, nem pela comida, mas sim pela magia do Natal, pelo calor humano, pelo amor da família. As saudades apertam e eis que chega a oportunidade de um reencontro com quem já não vêm há algum tempo.

Nós damos valor a pequenas coisas, como conseguirmos arrancar um sorriso a alguém de quem gostamos, conseguirmos ajudar quem mais precisa que é o equivalente a fazermos voluntariado, darmos também palavras amigas a quem delas precisas. O Natal é tempo de amor e partilha e por isso mesmo, eu pergunto-me, porque não ser Natal o ano todo? 

Com esta idade já não fazemos lista de presentes, mas como viemos em nome de todas as alunas, gostávamos não que nos oferecessem presentes, mas sim que nos concretizem 2 desejos: 

1º. Neste Natal cada um de nós vá para as ruas portuguesas e ajude os mais desfavorecidos. 

2º. Ajudem-nos, nesta luta tão desigual, contra as mãos destrutivas que querem acabar com a história deste país, que tendem a roubar cada vez mais o pouco que resta da nossa identidade! 

Porque calar a História é perder identidade e o Instituto de Odivelas já faz parte da nossa história ! 

Porque matar educação é perder o futuro! 

Porque encerrar uma casa centenária como o Instituto de Odivelas é tirarem-nos a nossa identidade!

Esta casa é o pilar da educação de todas nós. 

Em nome de todas as alunas do Instituto de Odivelas, em nome de todas as nossas irmãs, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Endereçamos-lhe ainda um convite a estarem presentes no aniversário do nosso Instituto, no dia 14 de Janeiro de 2014. 

O Instituto de Odivelas completa então 114 anos de existência.


9 de Dezembro de 2013

Reflexões históricas - Instituto Feminino de Educação e Trabalho


Nas primeiras décadas do século XX encontramos referenciadas, na imprensa de educação e ensino, várias instituições escolares consideradas modelares, designadamente no que se refere à concretização de práticas pedagógicas inovadoras. O realce dado à sua exemplaridade tinha em vista, seguramente, a difusão de uma espécie de “boa nova” no seio do campo pedagógico. Pondo de parte a Escola Oficina Nº 1 de Lisboa - quase sempre apresentada como um caso à parte no panorama educacional de então -, encontramos entre as mais emblemáticas das referidas instituições o Instituto Feminino de Educação e Trabalho. Procuraremos avaliar o carácter paradigmático desta instituição, analisando as referências que lhe são feitas, para além das opções pedagógicas aí assumidas, não deixando de ter em conta a complexidade da relação entre tradição e inovação. Aproveitaremos, também, para reflectir historicamente sobre as virtualidades e os limites, o sucesso e o insucesso, do projecto da Educação Nova, a partir do exemplo de uma instituição cuja longevidade, lugar na memória e resultados actuais nos remetem para uma "história de sucesso".


IO Memória - actividades das alunas

Porque  a História nunca se apaga e são as memórias que lhe dão fulgor...


Visita à Exposição Triunfal do Desporto
30-05-1934



Visita à Exposição Colonial Portuguesa
28-06-1934




Visita à Exposição Regional Micaelense, no salão de O Século
09-02-1936




IO Memória - encerramento do ano lectivo

Porque  a História nunca se apaga e são as memórias que lhe dão fulgor...


19 de Junho de 1934




19 de Junho de 1938




18 de Junho de 1939