Translate

18 de dezembro de 2013

Exposição Comemorativa do 114º Aniversário do IO

Estão convidadas/os a colaborar na exposição, com o empréstimo de trabalhos do vosso tempo de alunas ou de professoras. O que se expuser deverá demonstrar a elevada qualidade do ensino. As fotografias das aulas ou actividades darão a percepção, também, do ambiente que se vive no IO.

Através de alguns aspectos curriculares de estudo ou profissionais, posteriores à frequência do Instituto de Odivelas, poder-se-á perceber a diversidade de caminhos, pelos quais enveredaram alunas do IO. As professoras/es, a quem a vivência docente no IO levou a um consequente enriquecimento pessoal e curricular, poderão dar o seu contributo para a exposição, com o empréstimo, também, de fotografias ou outros elementos como, por ex. a inteligente ou cuidada apresentação de seus testes ou, algum dos aspetos de seus métodos de ensino. Também será interessante poder mostrar o ambiente geral do dia a dia escolar e/ou de ocasiões especiais da vida no Instituto. Será de patentear o sentimento existente em quase todas nós, em relação ao nosso Instituto ou à sua História, às amizades com origem no IO ou entre antigas alunas de épocas diferentes e as que são colaboradoras na AAAIO e no seu Lar.
Assim, terão oportunidade de dar a conhecer o que, do INSTITUTO de ODIVELAS, ainda influencia a vossa vida ou realização pessoal..

A História do IO é parte da História de vida das pessoas a ele ligadas, e continuará a ser. O seu prestígio, às pessoas se deve, pela qualidade do trabalho desempenhado, não só pelas próprias alunas (razão da existência da instituição) mas, também, pelos directores ou directoras, professoras/es e funcionários: enfim, por todos os que trabalham ou trabalharam no IO.

LOCAL de REALIZAÇÃO da EXPOSIÇÃO no IO
Antigo Refeitório das Freiras (Sala do Tecto Bonito)
Ao topo da Sala, tendo como fundo o reposteiro bordado com o Brazão do IO, haverá um espaço livre para o Sr. Coronel Director dirigir a palavra aos convidados. Para além do que pertence à casa, o restante espaço será ocupado com a Mostra do que for entregue, por empréstimo, pelas antigas alunas, professoras e outras pessoas ligadas ao IO.

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA EXPOSIÇÃO
O espaço de exposição será organizado por épocas e áreas temáticas. Tudo o que for selecionado, por ser representativo do que se pretende dar a conhecer, será um espelho fidedigno do espírito de elevada qualidade que, em todas as áreas, esteve sempre presente nos 113 anos de formação de alunas. Havendo a preocupação de que nada se perca, procurar-se-á que, tudo o que for exposto, esteja protegido.

TEMÁTICA da EXPOSIÇÃO
Os temas serão em primeiro lugar a história do Instituto de Odivelas, desde a iniciativa do Capitão que fez a proposta de ser fundada uma Instituição que acolhesse e preparasse as meninas órfãs dos militares mortos em serviço, para serem mulheres capazes de prover ao seu sustento.
Expor-se-á aquilo de que se possa dispor do IO e, mais o que for emprestado para o efeito, por quem o tenha e o possa emprestar.

ENTREGA DOS MATERIAIS PARA A EXPOSIÇÃO
Na Casa Nova da AAAIO ao Largo da Luz em Lisboa ou no IO endereçado à AA152/55 Fernanda Ruth Jacobetty S. Vieira (31 anos professora no IO) e acompanhados duma listagem datada do que se entrega e dos contactos de quem entrega.

Para mais informações: Fernanda Ruth Jacobetty Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário