Translate

22 de maio de 2014

Anne Frank inspira Meninas de Odivelas

Alunas do Instituto de Odivelas visitaram a Exposição "Anne Frank: Uma história para hoje" que esteve patente na Faculade de Letras da Universidade de Lisboa entre 5 e 16 de Maio de 2014.
O exemplo da jovem Anne Frank continua hoje a ser uma referência de coragem para todos e todas.



11 de maio de 2014

Alunas do IO na Gruta do Algar do Pena

Alunas do 12.º ano, da opção de Geologia, no Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta do Algar do Pena (CISGAP), Alcanede.


8 de maio de 2014

Mudança de alunas do IO para o CM vai custar 2,8 milhões

A fusão entre o Colégio Militar e o Instituto de Odivelas foi justificada pela tutela com a racionalização de custos, contudo o MDN vem agora anunciar um gasto de 2,8 milhões de euros na construção de uma ala feminina e respetivas instalações de apoio no Colégio Militar! 

Nova providência cautelar contra o Ministério da Defesa

Foi interposta nova providência cautelar contra o Ministério da Defesa em defesa do Instituto de Odivelas. Noticia do jornal DN aqui.

Carta de uma Mãe, em resposta à declaração do IO

"Exmo. Senhor Director do Instituto de Odivelas,
A minha filha, aluna nº _________, foi portadora, no passado dia 30 de Abril, de um documento intitulado "DECLARAÇÃO", cuja autoria e proveniência se desconhece, já que refere "Direção de Educação", "Instituto de Odivelas", sendo que em parte alguma do referido documento se vislumbram os elementos identificativos e característicos do IO, nomeadamente o seu emblema, o "Laço Verde".
Espaldado no nobre propósito do "planeamento escolar para o ano lectivo de 2014/2015", pretende o referido documento apurar qual "a situação desejada" por mim, para a minha educanda no próximo ano lectivo (2014/2015), como também aparentemente pretende uma resposta da minha parte até dia 12 de Maio de 2014.
Acontece porém que a APEEAIO já se antecipou, tendo enviado, no passado mês de Março, uma carta ao Sr. Ministro da Defesa Nacional, subscrita por mais de centena e meia de Pais e Encarregados de Educação, na qual foram colocadas uma série de questões de ordem prática, para as quais, até ao momento, ainda não logramos obter uma qualquer resposta.
Assim, e como compreenderá, enquanto não se mostrarem cabalmente esclarecidas essas questões, estarei naturalmente impedida de informadamente e em consciência responder ao que agora me é solicitado.
Na esperança de que V. Exa., enquanto Director do Instituto de Odivelas, possa já estar na posse das respostas às questões então colocadas, passo a enumerá-las:
1. Qual o teor do "novo" Projecto Educativo?
2. Está este "novo" Projecto Educativo igualmente vocacionado para a "excelência académica"? Em que moldes?
3. Como será feita a conciliação dos horários escolares, nomeadamente quanto à hora de início e termo do período escolar diário, já que, actualmente no CM as aulas começam às 8:00h enquanto no IO apenas começam às 8:25h?
4. A que horas será a alvorada das alunas internas que pernoitam no IO, sendo que actualmente se verifica às 7:00h?
5. Qual vai ser a carga horária diária e semanal?
6. A que horas se verificará o regresso ao IO?
7. Quais vão ser as componentes ministradas? 
8. Continuarão a existir as aulas de "Puericultura", "Culinária", "Inglês Prático", "Francês Prático", "Estudo Acompanhado"?
9. Se o "Corpo Docente" acompanha as alunas para o CM, como e por quem será assegurada a componente lectiva às alunas do 9º Ano e 12º Ano que permanecem no IO?
10. Como vão coexistir as fardas (que por sinal custam uma pequena fortuna)?
11. Como vai coexistir a duplicação de números das alunas e alunos?
12. Onde se vão vestir/despir e tomar banho cerca de 250 "meninas", numa escola (CM), desenhada, pensada e tradicionalmente ocupada há mais de dois séculos por "rapazes"?
13. Como, onde, a que horas e com que farda (de saída ou de trabalho) se vai processar a entrada das alunas internas que pretendam entrar nas manhãs de segunda e quinta-feira?
14. Como, onde, a que horas e com que farda (de saída ou de trabalho) se vai processar a saída das alunas internas à quarta e sexta-feira à tarde?
15. Como e onde vão as alunas internas guardar o seu material escolar?
16. Como e onde vão as alunas internas guardar o fardamento, nomeadamente de ginástica e demais actividades extracurriculares?
17. Como e onde vai ser lavada a roupa das alunas internas?
18. Como vai ser feito o transporte escolar das alunas internas entre o Mosteiro de S. Dinis e o Colégio Militar, nomeadamente em termos do equipamento de transporte e formação dos condutores?
19. Qual será o "estatuto", no ano lectivo de 2014/2015, das alunas do IO que terão a componente lectiva no CM, serão alunas do IO ou do CM? 
20. As alunas do IO terão que formar e marchar como os alunos do CM? 
21. As alunas do IO terão que obrigatoriamente marchar com arma como as alunas e alunos do CM? 
22. As alunas do IO terão obrigatoriamente "Instrução Militar" como as alunas e alunos do CM, sendo que actualmente a mesma no IO é opcional?
23. Quem vai ser o Director das alunas do IO, o Director do IO ou o do CM? 
24. Como funcionará a hierarquia colegial se parte, ou a totalidade, das Companhias passam a maior parte do tempo no CM?
25. Vão coexistir dois Batalhões Colegiais? Dois "Comandante de Batalhão"? Dois "Quadros de Graduados"?
26. Vão coexistir as duas datas de aniversários dos colégios, o 14 de Janeiro para o IO e o 3 de Março para o CM?
27. Como se vão desenrolar as "Colónias de Férias"?
Pelo exposto fico, naturalmente, a aguardar o favor da sua prontíssima resposta a estas 27 pertinentes questões de ordem prática, de forma a também eu poder, tão breve quanto possível, informar qual a situação por mim desejada para a minha educanda para o ano lectivo de 2014/2015.
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos."