"Exmo. Senhor Director do Instituto de Odivelas,
A minha filha, aluna nº _________, foi portadora, no passado dia 30 de Abril, de um documento intitulado "DECLARAÇÃO", cuja autoria e proveniência se desconhece, já que refere "Direção de Educação", "Instituto de Odivelas", sendo que em parte alguma do referido documento se vislumbram os elementos identificativos e característicos do IO, nomeadamente o seu emblema, o "Laço Verde".
Espaldado no nobre propósito do "planeamento escolar para o ano lectivo de 2014/2015", pretende o referido documento apurar qual "a situação desejada" por mim, para a minha educanda no próximo ano lectivo (2014/2015), como também aparentemente pretende uma resposta da minha parte até dia 12 de Maio de 2014.
Acontece porém que a APEEAIO já se antecipou, tendo enviado, no passado mês de Março, uma carta ao Sr. Ministro da Defesa Nacional, subscrita por mais de centena e meia de Pais e Encarregados de Educação, na qual foram colocadas uma série de questões de ordem prática, para as quais, até ao momento, ainda não logramos obter uma qualquer resposta.
Assim, e como compreenderá, enquanto não se mostrarem cabalmente esclarecidas essas questões, estarei naturalmente impedida de informadamente e em consciência responder ao que agora me é solicitado.
Na esperança de que V. Exa., enquanto Director do Instituto de Odivelas, possa já estar na posse das respostas às questões então colocadas, passo a enumerá-las:
1. Qual o teor do "novo" Projecto Educativo?
2. Está este "novo" Projecto Educativo igualmente vocacionado para a "excelência académica"? Em que moldes?
3. Como será feita a conciliação dos horários escolares, nomeadamente quanto à hora de início e termo do período escolar diário, já que, actualmente no CM as aulas começam às 8:00h enquanto no IO apenas começam às 8:25h?
4. A que horas será a alvorada das alunas internas que pernoitam no IO, sendo que actualmente se verifica às 7:00h?
5. Qual vai ser a carga horária diária e semanal?
6. A que horas se verificará o regresso ao IO?
7. Quais vão ser as componentes ministradas?
8. Continuarão a existir as aulas de "Puericultura", "Culinária", "Inglês Prático", "Francês Prático", "Estudo Acompanhado"?
9. Se o "Corpo Docente" acompanha as alunas para o CM, como e por quem será assegurada a componente lectiva às alunas do 9º Ano e 12º Ano que permanecem no IO?
10. Como vão coexistir as fardas (que por sinal custam uma pequena fortuna)?
11. Como vai coexistir a duplicação de números das alunas e alunos?
12. Onde se vão vestir/despir e tomar banho cerca de 250 "meninas", numa escola (CM), desenhada, pensada e tradicionalmente ocupada há mais de dois séculos por "rapazes"?
13. Como, onde, a que horas e com que farda (de saída ou de trabalho) se vai processar a entrada das alunas internas que pretendam entrar nas manhãs de segunda e quinta-feira?
14. Como, onde, a que horas e com que farda (de saída ou de trabalho) se vai processar a saída das alunas internas à quarta e sexta-feira à tarde?
15. Como e onde vão as alunas internas guardar o seu material escolar?
16. Como e onde vão as alunas internas guardar o fardamento, nomeadamente de ginástica e demais actividades extracurriculares?
17. Como e onde vai ser lavada a roupa das alunas internas?
18. Como vai ser feito o transporte escolar das alunas internas entre o Mosteiro de S. Dinis e o Colégio Militar, nomeadamente em termos do equipamento de transporte e formação dos condutores?
19. Qual será o "estatuto", no ano lectivo de 2014/2015, das alunas do IO que terão a componente lectiva no CM, serão alunas do IO ou do CM?
20. As alunas do IO terão que formar e marchar como os alunos do CM?
21. As alunas do IO terão que obrigatoriamente marchar com arma como as alunas e alunos do CM?
22. As alunas do IO terão obrigatoriamente "Instrução Militar" como as alunas e alunos do CM, sendo que actualmente a mesma no IO é opcional?
23. Quem vai ser o Director das alunas do IO, o Director do IO ou o do CM?
24. Como funcionará a hierarquia colegial se parte, ou a totalidade, das Companhias passam a maior parte do tempo no CM?
25. Vão coexistir dois Batalhões Colegiais? Dois "Comandante de Batalhão"? Dois "Quadros de Graduados"?
26. Vão coexistir as duas datas de aniversários dos colégios, o 14 de Janeiro para o IO e o 3 de Março para o CM?
27. Como se vão desenrolar as "Colónias de Férias"?
2. Está este "novo" Projecto Educativo igualmente vocacionado para a "excelência académica"? Em que moldes?
3. Como será feita a conciliação dos horários escolares, nomeadamente quanto à hora de início e termo do período escolar diário, já que, actualmente no CM as aulas começam às 8:00h enquanto no IO apenas começam às 8:25h?
4. A que horas será a alvorada das alunas internas que pernoitam no IO, sendo que actualmente se verifica às 7:00h?
5. Qual vai ser a carga horária diária e semanal?
6. A que horas se verificará o regresso ao IO?
7. Quais vão ser as componentes ministradas?
8. Continuarão a existir as aulas de "Puericultura", "Culinária", "Inglês Prático", "Francês Prático", "Estudo Acompanhado"?
9. Se o "Corpo Docente" acompanha as alunas para o CM, como e por quem será assegurada a componente lectiva às alunas do 9º Ano e 12º Ano que permanecem no IO?
10. Como vão coexistir as fardas (que por sinal custam uma pequena fortuna)?
11. Como vai coexistir a duplicação de números das alunas e alunos?
12. Onde se vão vestir/despir e tomar banho cerca de 250 "meninas", numa escola (CM), desenhada, pensada e tradicionalmente ocupada há mais de dois séculos por "rapazes"?
13. Como, onde, a que horas e com que farda (de saída ou de trabalho) se vai processar a entrada das alunas internas que pretendam entrar nas manhãs de segunda e quinta-feira?
14. Como, onde, a que horas e com que farda (de saída ou de trabalho) se vai processar a saída das alunas internas à quarta e sexta-feira à tarde?
15. Como e onde vão as alunas internas guardar o seu material escolar?
16. Como e onde vão as alunas internas guardar o fardamento, nomeadamente de ginástica e demais actividades extracurriculares?
17. Como e onde vai ser lavada a roupa das alunas internas?
18. Como vai ser feito o transporte escolar das alunas internas entre o Mosteiro de S. Dinis e o Colégio Militar, nomeadamente em termos do equipamento de transporte e formação dos condutores?
19. Qual será o "estatuto", no ano lectivo de 2014/2015, das alunas do IO que terão a componente lectiva no CM, serão alunas do IO ou do CM?
20. As alunas do IO terão que formar e marchar como os alunos do CM?
21. As alunas do IO terão que obrigatoriamente marchar com arma como as alunas e alunos do CM?
22. As alunas do IO terão obrigatoriamente "Instrução Militar" como as alunas e alunos do CM, sendo que actualmente a mesma no IO é opcional?
23. Quem vai ser o Director das alunas do IO, o Director do IO ou o do CM?
24. Como funcionará a hierarquia colegial se parte, ou a totalidade, das Companhias passam a maior parte do tempo no CM?
25. Vão coexistir dois Batalhões Colegiais? Dois "Comandante de Batalhão"? Dois "Quadros de Graduados"?
26. Vão coexistir as duas datas de aniversários dos colégios, o 14 de Janeiro para o IO e o 3 de Março para o CM?
27. Como se vão desenrolar as "Colónias de Férias"?
Pelo exposto fico, naturalmente, a aguardar o favor da sua prontíssima resposta a estas 27 pertinentes questões de ordem prática, de forma a também eu poder, tão breve quanto possível, informar qual a situação por mim desejada para a minha educanda para o ano lectivo de 2014/2015.
Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos."
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