Translate

4 de junho de 2015

Carta Aberta ao Poder Legislativo de Portugal - A extinção do Instituto de Odivelas ou a derrocada de um património educativo nacional

Exma. Senhora Presidente da Assembleia da República

Exmas. Senhoras Deputadas e Exmos. Senhores Deputados


No Instituto de Odivelas (IO), as aulas de  Educação Física - à data "ginástica sueca" - constituíram uma novidade nacional.

No IO há décadas, os estudos, as aulas de apoio e de recuperação foram ministradas muito antes de tal prática pedagógica ter sido implementada nas escolas portuguesas.

No IO há décadas, que os professores do IO apoiam as alunas no estudo para as provas finais e para os exames nacionais. Atualmente, tal também acontece nas escolas portuguesas.

No IO o Grego e o Latim foram ensinados desde o início. No próximo ano letivo serão introduzidos nas escolas portuguesas.

No IO ensina-se Inglês Prático, Francês Prático. No futuro, quem sabe, nas escolas portuguesas...

No IO ensinava-se educação para a saúde, primeiros socorros, culinária, puericultura. Hoje, tais conteúdos são abordados nas escolas portuguesas.

No IO os projetos de ajuda e solidariedade ao próximo, aos mais carenciados da comunidade, sempre existiram. Hoje são práticas formativas comuns nas escolas portuguesas.

No Instituto de Odivelas, a colónia de férias existe no Forte de Santo António do Estoril desde 1915. Hoje, as colónias de férias são atividades normais nas escolas portuguesas.

No IO respeita-se e preserva-se o património histórico. O Mosteiro de Odivelas, (século XIII), é a casa do Instituto de Odivelas. Desde 1900.

O Instituto de Odivelas é a memória de gerações e gerações de alunas que estudaram naquelas salas de aula e naqueles laboratórios, brincaram naqueles claustros, dormiram naquelas camaratas, representaram, tocaram, cantaram no palco daquele Ginásio, subiram à árvore "Avó"*, nadaram naquela piscina...

O Instituto de Odivelas está a funcionar no seu último ano letivo.

Porquê extinguir uma escola com 115 anos e de excelência?

Porquê o preconceito contra o Instituto de Odivelas?

Em que país civilizado se apaga uma escola com as características únicas do IO, se destroi a História, se deixa extinguir "às pinguinhas" uma escola centenária?

O Instituto de Odivelas é uma instituição educativa com legitimidade histórica.


Atenciosamente,

Com os meus respeitosos cumprimentos,

Mãe de uma aluna do IO e de outra menina que não pôde ser aluna do IO


* Árvore bela-sombra bicentenária, originária do Brasil. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário