Translate

21 de junho de 2015

Orientação 4: Diferenciação de género no Colégio Militar?

Os AA do CM debateram em Assembleia Geral de 19 de Junho de 2015 a "Proposta de Revisão da Orientação Estratégica da AAACM".

Apesar da construção das novas camaratas femininas estar aparentemente parada, quiçá por falta de verbas (?), o CM debateu, entre vários assuntos, a orientação 4:

"um caminho para que a introdução de internato em regime misto possa resultar em benefício para o Colégio Militar, promovendo uma interpretação feminina do seu ethos e a igualdade entre os dois sexos, mas rejeitando o caminho insensato que procura tratar de forma igual, algo que é intrinsecamente diferente: o processo de desenvolvimento dos dois sexos na adolescência."

Da leitura da proposta, salientamos a questão da problemática diferenciação de género, bandeira de Berta Cabral:
 
"A intrusão necessária a controlar as óbvias tensões da mistura dos sexos determinará um ambiente concentracionário e com liberdade limitada, que será um ácido forte a corroer a identidade do Colégio.
Por isso o Colégio Militar misto deve ter companhias separadas por sexos e idades, estendendo a lógica que sempre teve à nova realidade. Poderão ser 5, 6, 7 ou 8, o que importa é que mantenham a capacidade formar alunos (e alunas) do Colégio Militar." 



Sem comentários:

Enviar um comentário