Translate

30 de março de 2014

Concerto do Instituto de Odivelas no Strada

Um grupo de alunas do Instituto de Odivelas apresentou no centro comercial Strada, no dia 26 de março, pela primeira vez em público, o Coro e a Orquestra do Instituto, sob orientação do professor Ricardo Fernandes.


15 de março de 2014

As forças armadas estão serenas, mas não estão submissas

Cerca de 10 mil Militares no activo e na reforma partiram do Largo Camões, em Lisboa, em direcção ao Parlamento num desfile de protesto contra o corte de rendimentos e pensões.
O silêncio da manifestação só foi quebrado pelas alunas do Instituto de Odivelas, que entoaram o seu hino em protesto contra o anunciado encerramento do IO.




Antiga Aluna do Instituto de Odivelas foi Notícia

A Sic Notícias noticiou o 104º aniversário da antiga aluna do Instituto de Odivelas, Stella Pinharanda, celebrado no dia 3 de Março de 2014. 


11 de março de 2014

Pais do Instituto de Odivelas contra Aguiar-Branco

Noticia no jornal Público de 11 de Março de 2013.

[Os Pais] "Querem saber, por exemplo, qual o estatuto das alunas de Odivelas no Colégio Militar, ou seja, a que escola pertencem - se ao IO ou ao CM -, a que director respondem, que farda devem usar, e se terão que formar na parada, marchar e receber obrigatoriamente instrução militar como as alunas e alunos do colégio. E também se terão que manusear “armas de guerra” — algo de que ninguém os terá informado que seria obrigatório a partir de 2014. No Instituto de Odivelas não há essa componente militar."

Ex-alunos do Colégio Militar apontam o dedo a Aguiar-Branco


10 de março de 2014

Professor Marcelo apresenta a revista Laços

O Professor Marcelo Rebelo de Sousa apresenta o último número da revista Laços, no programa da TVI de 9 de Março de 2014.


9 de março de 2014

Testumunho sobre a recente vista do MDN ao Colégio Militar


Estamos em presença de mais um mau exemplo comportamental, rasteiríssimo e pouco dignificante do Sr MDN. É um lava "mais Aguiar-Branco", é um insulto a todos os Portugueses. 
Avisa que vai visitar o colégio as 23 h da noite e aparece no mesmo, não no âmbito das comemorações MAS sim para FUGIR a estar presente no mesmo. 
O Sr pode visitar os colégios a qualquer hora e dia, porquê no dia 7 véspera das comemorações do Colégio Militar? E a 2 dias do conselho de defesa? 
Isto não é um comportamento digno e muito menos um exemplo para ninguém... Eleve-se, Sr MDN não por si que mas por aquilo que representa! 

Mas sobretudo está a desviar o tema (de novo). Porque não visitar o Instituto de Odivelas onde NÃO HA REESTRUTURAÇÃO e apenas prevê a EXTINÇÃO? Vá lá dizer isso ás meninas e as seus pais que assinaram um contrato com o MDN e o Estado Português e que foi interrompido de forma unilateral, prepotente e sem qualquer razão racional. Isso é que era um acto de coragem! 

O IO não precisa de publicidade para atrair novas alunas, simplesmente apenas porque HÁ PROCURA. Simples, regra da oferta e procura noção base da economia. Esta acção deve ser também para atirar areia para o CONSELHO DE DEFESA da próxima terça feira. 

A quem lê estas palavras, o sucesso da integração de géneros foi de... 35 raparigas, 30 no 5º ano, 4 no 7º e 1 no 10º ano (coincidência anos em que o IO não pode receber ninguém e alguns pais optaram por candidatar-se ao CM). 

No ano em curso as candidaturas eram para raparigas a nível nacional (externato claro). Se fosse o que as Meninas de Odivelas e seus pais queriam poderiam ter ido já este ano lectivo. O IO tem actualmente quase 300 alunas, têm os melhores resultados de todos os colégios e a nível nacional e são mais baratas que os outros EME e ao que se vê pelas noticias que muitas das escolhas privadas e até... pasme-se públicas. 

Então o que move o Sr. MDN? Se no ano em curso as entradas face ás candidaturas tivessem sido como nos anos anteriores o IO estaria com quase 400 alunas! Praticamente no limite da capacidade instalada. Independentemente da reestruturação que haja nos outros colégios e assim a procura o "demande" o mesmo deve ser aplicado democraticamente ao IO, NÃO À EXTINÇÃO e não e preciso publicidade nem outro investimento que não seja a adaptação da estrutura à dimensão do corpo de alunas. 

HÁ procura, basta manter a oferta, não carece de obras nem de qualquer investimento estruturante nem que as crianças andem a ser transportadas como mercadoria de um lado para o outro. Acha que elas querem sair de lá? Qual seria a sua escolha para uma filha sua? Que ela fosse educada de acordo com a sua escolha ou impor-lhe um modelo? Modelo que nesta fase é ser educada como um rapaz? 

Isto é um atentado ao DIREITO DE ESCOLHA e uma DISCRIMINAÇÃO DE GÉNERO, pois querem tirá-las (e expropiar) a sua casa e que vão viver para a casa do vizinho e ter a educação que o vizinho tem. E que se adaptem todos e resolvam os problemas operacionais, pois como vem sido habitual "dá o fora". Isto não é escolha, é uma demonstração prepotente de um MDN, do Estado Português e ofensivo para as Mulheres. 
Estamos no sec XXI e pensava eu que num Estado de Direito. O Sr ofendeu pela teimosia e falta de carácter (?) as mulheres de Portugal. 

N.B. e aprenda sff, de uma vez por todas, que não se cumprimenta ninguém com as mãos nos bolsos, muito menos Meninas que o Sr (devia tutelar) que foi o que fez frente a todas as câmaras televisivas no Pais no dia do Congresso do PSD. Até nisso as discriminou! Duvido que o tivesse feito frente a homens ou rapazes. Nunca o vi! O Sr sozinho insultou-nos a todas, O Sr. ofende-nos por actos, palavras e omissões. 

Faça um favor ao País e a si e demita-se.

Dia Internacional da Mulher


2 de março de 2014

Perguntas a Marcelo

Exmo. Senhor Professor Marcelo Rebelo de Sousa,

Podem mesmo apagar-se os 114 anos do IO e os 95 anos da AAAIO, Senhor Professor?

E agora que as timeline estão na moda:

  • Em 1900, surgiram as meninas de Odivelas; foi fundado o Instituto Infante D. Afonso, em Odivelas, por Decreto do rei D. Carlos de 9 de Março de 1899. O irmão do rei, o Infante D. Afonso, e a rainha D. Maria Pia são os grandes impulsionadores da escola.

  • Nos tempos da Monarquia Constitucional, as meninas de Odivelas lanchavam  no Paço e recebiam presentes da família real, por altura do Natal. Em 1904,  e pela primeira vez em Portugal, as alunas de Odivelas praticaram ginástica sueca.

  • Na I República, as meninas de Odivelas foram a vanguarda do ensino académico, técnico e profissional em Portugal. Em 1919, no dia 9 de Março, surgiu a mais antiga associação feminina portuguesa - a Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas - AAAIO.

  • No Estado Novo, as meninas de Odivelas ofereceram doces e flores a Salazar, continuaram percursos académicos e desportivos de excelência e colocaram flores no monumento dos Restauradores.

  • Na III República, as meninas de Odivelas desfilam no 10 de Junho, cantam as Janeiras nos palácios de S. Bento e de Belém, continuam percursos escolares de excelência e continuam a colocar flores no monumento dos Restauradores.
  • Em 2013, as meninas de Odivelas, a convite da Senhora Presidente da Assembleia da República, guarneceram as galerias do Parlamento, por ocasião do 39.º Aniversário do 25 de Abril. E continuaram a colocar flores no monumento dos Restauradores.

  • Em 2014, as meninas de Odivelas estão no Instituto de Odivelas, por Despacho 4785/2013 de 8 de Abril. Assistirão ao 95.º Aniversário da AAAIO. E continuarão a colocar flores no monumento dos Restauradores.

  • Em 2015, as meninas de Odivelas estarão no Instituto de Odivelas, por Despacho 2606/2014 de 18 de Fevereiro.  Assistirão ao 96.º Aniversário da AAAIO. Continuarão a colocar flores no monumento dos Restauradores.

  • Em 2016, as meninas de Odivelas serão extintas, segundo os Despachos referidos supra.

  • Em 2016,  as meninas de Odivelas participarão na comemoração do 116.º Aniversário do Instituto de Odivelas - Infante D. Afonso. Assistirão ao 97.º Aniversário da AAAIO, continuarão a colocar flores no monumento dos Restauradores...


Atenciosamente

Com os melhores cumprimentos,


Maria Rodrigues